Cabelo | Washing of Natural Hair African

By | 11:35 3 comments

Lavagem dos Cabelos Naturais Afro



Lavar todos os dias os cabelos faz ou não bem?


Muito sinceramente eu não sei, mas como conheço bem o meu cabelo e como nele mando eu... Eu não lavo os cabelos todos os dias (exceto nos dias em que faço praia ou piscina)!!!
Não batendo muito no "ceguinho" apenas quero que fique claro que cada cabelo tem a sua própria constituição e no meu caso quando estou sempre a lavá-lo (verão, sobretudo), os fios tornam-se mais secos e sinto-os bem mais fracos.

Técnica de lavagem

- As minhas técnicas de lavagem são as seguintes:

  • Se tiver com pressa e/ou preguiça - lavo os cabelos quando estou no banho, uso um champô da minha preferência e vou massageando por poucos minutos para ajudar a retirar qualquer resíduo; e logo de seguida enxáguo simplesmente com água corrente.

- Se tiver algum tempo disponível:

  • Ponho champô nos cabelos antes de ir para o banho (a seco) e com uma toca/ um saco ou ao ar livre aguardo uns 30 minutos (no mínimo) com o produto na cabeça - Efeito Vaporação.
  • Ao enxágua-lo ponho-me de joelhos ou com a cabeço para baixo na banheira e esfrego-o até retirar todo o champô da cabeça.
  • Por vezes, depois de retirado todo o champô/ resíduos dos cabelos ponho um amaciador/ condicionador, massageio e passados uns 3 a 5 minutos enxáguo com água corrente.

- Se tiver disponível e com paciência:

  • Antes da lavagem faço uma hidratação ao cabelo com óleos/ proteínas/ máscaras capilares, ponho uma toca/ saco de plástico e aguardo entre 2 a 3 horas - Efeito Vaporação.
  • Retiro a hidratação com água morna (para que a gordura saia bem).
  • Ponho o champô por toda a cabeça e massageio-o bem, fazendo o movimento circular com as pontas dos dedos - dizem os entendidos que faz bem a corrente sanguínea e isto ajuda também a crescer o cabelo.
Antes de passar por água os cabelos e para não ficarem embaraçados ou não formarem "nos" faço umas tranças/ torcidos/ caracóis grossos (no máximo uns 8) e só depois enxáguo muito delicadamente mecha a mecha, e acreditem...
...quando removido todos os resíduos da cabeça e as tranças/ torcidos/ caracóis grossos (terem "sobrevivido") secados naturalmente, para finalizar o processo a facilidade de pentea-lo e de hidrata-lo (moisturizing) com cremes/ óleos/ leave-in é grande. Contudo, para reparar as pontas uso Serum.

PS: NÃO CONFUNDIR LAVAR OS CABELOS COM TOMAR BANHO!

Dicas para proteger os cabelos:

  1. Faz tranças/ tissagem/ torcidos no cabelo, evita que ele esteja sempre solto, porque assim ficam mais rapidamente frizados/ espigado.
  2. Evita demorar muito tempo com as mesmas tranças/ tissagem/ torcidos (com o mesmo penteado, "ele" tem vida e tal como nós também aborrece-se com a monotonia).
  3. Antes de irem banhar ponham um lenço/ toca/ saco plástico na cabeça, escondendo bem os cabelos, evitando o contato dos vapores de água ou mesmo da espuma do gel de duche com os cabelos.
  4. Na praia ou piscina, usar sempre que possível chapéus; protetores de cabelo; e se o teu cabelo é bem seco como o meu, usa sem medo óleos (de preferência naturais/ vegetais)/ seruns porque além de dar brilho aos cabelos ajuda-o a ter mais vida e repõe nutrientes.
XoXo Helena Primeira.











#LavagemdosCabelosNaturaisAfro #LavagemdosCabelosCrespos #LavagemdosCabelosAfros #ComolavarosCabelosAfro #CabelosNaturais #CabelosCrespos #CabelosAfro #Comolavar? #CabeloAfricano #ComolavoosmeusCabelosNaturais #Carapinha #ProtetiveStyle #PenteadosProtetivos #Hidratantes #MyHair #Moisturizing #NaturalHairWashing #NaturallyMe #Naturais #TeamNatural #NaturalHairJourney #JornadadeCabeloNatural #AfroPower #Crespos #Afro #BlackPower #MáscaraCapilar #HotOilTreatment ##LoveMyNatural #Washday #Champô #Shampoo #NaturalHairfreedom ##HairInspiration #OfficiallyNatural #LavagemdosCabelosNaturais 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. ola, gostei muito do post. Eu lavo o cabelo 3 vezes por semana e faço sempre hidratação, mas muito simples, na banheira mesmo, também tenho cabelo natural. Tenho um blog se quiseres passa por lá, chama-se diário de uma afro-hair. Ultimamente não tenho falado muito sobre cabelos. Olha não consegui encontrar o botão para te seguir. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ligia Duarte. Obrigada pela interação :)
      Gostaria de saber há quanto tempo estás na jornada de cabelo natural?
      Adorei as tuas receitas e espero que tenhas futuramente mais tempo para postar e compartilhar comigo e com todos os Afro Naturais assuntos da tua jornada capilar, melhores e piores produtos que usas, máscaras, se fazes ou não "wash and go", como defines o teu cabelo e etc. Fico a espera ;)
      Já te estou a seguir, e também já adicionei na barra do lado direito do meu blog o campo dos "SEGUIDORES" :)

      Um beijinho da Helena Primeira.

      Excluir
  2. Obrigada pelo comentário. Já actualizei as fotos. Vou tentar sim falar mais sobre o meu cabelo. bjs

    ResponderExcluir