Evolution of My Natural African Hair #3

By | 14:48 5 comments


Evolução do Meu Cabelo Natural Africano #3

Projeto Rapunzel


E cá estou de volta e hoje trago-vos mais um relato da história dos meus cabelos (prepara-te que será um pouco longa, mas prometo resumir ao máximo xD ).


Para quem não sabe eu abracei um projeto pessoal de Crescimento de Cabelo Natural Afro/ Africano em que basicamente consistia em não utilizar qualquer químico nos fios (desde relaxantes/ desfrisantes, tintas ou outro procedimento que fosse muito agressivo), pois eram poucos os cuidados que tinha com o meu cabelo (o bicho da preguiça como sempre a atacar-me kkkk) e se o deixasse natural (pensava eu lol) os custos $$$ seriam muito poucos e os cuidados nenhuns... SÓQUENÃO.
Este projeto teve o inicio em Fevereiro de 2014 e durou 7 anos.

Sim durou, foi isso mesmo que acabaste de ler, foram 7 anos de muito aprendizado, algumas chatices, desilusões (principal nos primeiros 2 anos em que achava que o cabelo crescia devagar), e também de muitas Alegrias :D


Desde que começou a pandemia sentia que queria mudar o visual, mas faltava a coragem e por mais que pensasse e repensasse no caso (desde cortar o cabelo, desfrisar, permanente, progressiva e pintar), o medo de não gostar de ver e de não poder voltar atrás (afinal foram 7 longos anos de uma Helena diferente, muitas vezes de uma Helena Livre e Saf#&da - quem me conheceu nesses últimos anos ou cruzou comigo perceberá o que estou a dizer - nessa altura deixei de seguir padrões!), o que não quer dizer que siga "padrões" mesmo com a mudança que fiz hoje.


E sabes quem teve comigo para mais essa mudança na minha vida capilar e na minha rotina, sabes quem muito me incentivou e deu aquele empurrão para me atirar sem medos??
A MINHA QUERIDA MÃE. Mais uma vez tive a aprovação e o incentivo desta grande Força da Natureza (é muito bom e é igualmente importante termos pessoas que nos dêm forças, mesmo que no final as coisas não corram bem).

Conversas vêm conversas vão, muitas pesquisas e inspirações... depois de mais de 1 ano e meio, mas precisamente a 18 de Dezembro de 2021 eu e a mana decidimos que seria aquele dia que iriamos mudar um pouco o visual e deixar ver no que iria dar (e aproveitamos este dia, pois teríamos no dia seguinte o jantar de natal com amigas de infância e como já não nos víamos há muito tempo, aquela seria uma data boa para nos lembrarmos).
E assim foi... desfrisamos o cabelo. 

E não vos conto, nesta altura eu estava a passar por uma mudança capilar, os meus fios estava super finos, partiam-se facilmente (estavam mesmo fracos) e talvez por falta de algum nutriente no meu organismo e a falta de consumo de água, talvez também algum estresse que estaria a viver... o meu cabelo que já ultrapassava as costas, estava super curto e estava com muita perda de fios nas chamadas "entradas capilares", os primeiros sinais de calvície :/
Então decidi fazer aí a mudança radical.
Talvez não tenha sido a melhor opção, mas foi o que quis fazer e assim aconteceu.

É tanto para contar, mas vou deixando para fazer noutras postagens sobre essa minha nova saga.
Há mais ou menos 8 meses fiz o primeiro corte nos fios de tão quebradiços e sem estrutura que estava, e desde então abracei mais um projeto - o Projeto Rapunzel - que principalmente consiste em ter cuidados com os cabelos (seguindo cronogramas capilares) a fim de termos os fios longos e super saudáveis (tenhas o cabelo virgem - super natural - ou os cabelos quimicamente cuidados).

Agora fiquem com alguns registos do meu cabelo:













XoXo Helena Primeira.

Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. My goodness! Your hair is so beautiful and so are you! <3

    ResponderExcluir
  2. Na adolescência também tive um problema do meu coro cabeludo, mas consegui tratar. Mas está tão bonito o teu cabelo
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você deixou a química de lado e assumiu o seu cabelo afro. Parabéns pela dedicação.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindos cabelos !!! Parabéns pelos Cuidados!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo!
    Invítote a passar pelo meu último post. Beijos!

    ResponderExcluir